top of page
Buscar

The Temple of Elemental Evil 🎲 Resumo da Campanha 🎲 AD&D 2ed

Atualizado: há 4 horas

Este é o resumo da nossa campanha presencial de The Temple of Elemental Evil, que estamos jogando em AD&D 2ed.

Grupo de Jogo:

Estamos jogando Rê, Gabriel, Aidmar, Tati e Juliete. Abaixo algumas fotos de uma das sessões.



Jogadores e Personagens:

Jogador

Personagem

Raça

Classe

Aidmar

Sir Rolland (morto)

Humano

Guerreiro

Gabriel

Cleitin

Humano

Mago

Aidmar

Elfo

Clérigo

Tati

Thay

Humana

Paladina

Juliete

Esdras Boladona

Humana

Druida

Mindy

Elfa

Ranger

Thiago

Barnabé (morto)

Elfo

Ladrão

NPCs:

▶️Gormar Uriralei, líder da capital de Verbobonc que contratou os personagens. Presumidamente morto, pois a carruagem dele foi encontrada abandonada.

▶️Terjon, clérigo da capela de Hommlet. Ele recebeu os personagens em sua capela, e mostrou uma grande ostentação de peças de ouro supostamente recebidas pela capela para ajudar "na causa". Os personagens ficaram desconfiados dele. Durante a visita alguém se aproximou pelo lado de fora da capela e lançou uma bola de fogo no lugar, explodindo tudo. Por sorte os personagens haviam saído por uma grade no subterrâneo e fugido para a floresta ao norte. Terjon quase morreu, mas foi levado para o "conselho" na Taverna Bem-vinda Moça e lá se recuperou. No último encontro com os personagens, Hommlet estava sendo invadida por uma figura de roupas pretas que supostamente lançou outra bola de fogo na morada de Jaroo. Cleitin conseguiu afugentá-lo com magias de ilusionismo, e a figura fugio.

▶️Jaroo, um druida da vila Hommlet. Ele vigiava os personagens com animais brancos que rondava-os durante sua chegada na vila. Ele fazia isso para tentar encontrar possíveis ataques de homens malignos vindos do norte. Ao perceber boa intenção nos personagens ele os encontrou na floreta logo após a explosão da capela da vila. Ele pediu ajuda aos personagens para enfrentar os supostos inimigos que estavam escondidos na Moathouse. Os personagens receberam alguns itens mágicos dele e aceitaram a missão. Supostamente ele foi sequestrado por esses mesmos inimigos quando os personagens voltaram à vila.


▶️Piratas do Velverdyva River em Nulb. Parece que as pessoas raptadas em Hommlet foram levadas para lá, inclusive o Jaroo.

▶️Tolub, suposto líder dos Piratas do Velverdyva River.

▶️"Assassino" de vestes pretas. Um suposto inimigo aliado ou conhecido de Lareth. Supostamente atacou Hommlet com bolas de fogo, e foi afugentado pelos personagens com magias de ilusionismo após a investida deles na Moathouse.

▶️Luth, um soldado de Hommlet que supostamente estava vendendo armas, talvez de forma ilegal para os inimigos da Moathouse.

▶️Rannos Dwon, dono do entreposto da vila de Hommlet. Os personagens descobriram que ele esta aliado aos inimigos do Moathouse. Ele foi encontrado morto (enforcado) em seu próprio entreposto comercial (13) em Hommlet.

▶️Loras, um empregado de Rannos que foi ver uma senhora que mora ao norte da cidade.

▶️Mike, um empregado Rannos.

▶️Sra. Maya Gray, intendente de Hommlet que estava sendo ameaçada por soldados corruptos da vila. Ela foi embora da vila para o reino Verbobonc ao norte. Foi morta por um agente de Rannos antes de chegar à capital.

▶️Riley Hughes, um soldado da vila que supostamente é corrupto.

▶️Arlo Hussain, um soldado da vila que supostamente está recebendo dinheiro das armas.

▶️Gnomo Qulgrizel, foi salvo na Moathouse. Seguiu seu caminho e deixou um anel de amizade com gnomos com Sir Roland.

▶️Lhoris Mialamin, um elfo que está sumido da vila.

▶️Nira, dona da casa de cambio de Hommlet. Os personagens só ouviram sobre ela.

▶️Ascler, dono da Taverna Bem-vinda Moça de Hommlet.

▶️Burnus, um praticamente de magia que fica na torre do castelo de Hommlet. Os personagens se encontraram com ele em uma reunião do conselho. Ele forneceu pergaminhos.

▶️Calmer, um ajudante de Terjon.

▶️Kathra, o Cruzado. Um suposto paladino que pereceu na Moathouse em um passado remoto. Ele parecia estar amaldiçoado e "se enterrou" com sua arma, uma clava mágica.


▶️Mago Enzebus, um suposto mago que invadiu Hommlet enquanto os personagens estavam na Moathouse. Terjon conseguiu seu grimório e entregou ele à Cleitin (Gabriel).

▶️Y'dey, um clérigo de Saint Cuthbert que trabalha infiltrado em Nulb. Ele fica em um pequeno santuário de Geshtai, divindade dos rios e lagos. Segundo Terjon ele é de Furyondy (um reino ao norte) e está em Nulb para investigar se novos inimigos vão surgir a partir de ruínas próximas à vila. ▶️Arlie, mestre da Forja (8) em Hommlet.

▶️Otis, um suposto ranger vigilante de Nulb que trabalha em uma forja. Ele parece ter auxílio de corujas gigantes e sprites (pequenas fadas) para vigiar as ruínas nas proximidades de Nulb.

▶️Sprite vigilante da Moathouse, uma pequena fada que estava vigiando a Moathouse a pedido de Otis. Ele estava transformada em um "leão com asas" e foi resgatada por Mindy (Rê). Após perceber estar segura, ela se transforma em sua forma natural de fada, conversar com Mindy (Rê) sobre sua origem (Forja de Otis) e voa para o leste.

▶️Lodriss, alguém que supostamente mora em Nulb e controla "1/4 da frota de piratas".

▶️Vigilante Idetus, que ficou vigiando a Taverna em Hommlet enquanto Ascler foi buscar mantimentos.

▶️Fazendeiro Simrid, que mora na casa mais ao oeste da vila de Hommlet. Sua casa foi atacada e seu filho Lonin, que também pertence à milícia de proteção à vila, saiu para ajudar. O resto da família foi se esconder. Quando o filho voltou ele foi atacado dentro da casa (Simrid ouviu barulho de combate). Quando Simrid foi ajudá-lo a casa estava vazia e um pouco destruída. Havia um metro de corrente enferrujada sobre a cama de Lonin.

▶️Lonin, fazendeiro filho de Simrid. Está desaparecido. ▶️Voznor Galun, um fazendeiro de Hommlet. Ele foi encontrado morto e afogado dentro de um barril de água no subsolo da Taverna. Ele estava amarrado com um corrente enferrujada sem elos.

▶️Marenin, uma fazendeira da vila de Hommlet. Foi encontrada morta em um pequeno charco dentro da cidade. Havia dois texugos mortos no lugar e uma corrente enferrujada.

▶️Lola, uma texugo que apareceu fugindo da mata dentro da cidade. Ela se encontrou com Mindy. Ela tem veneno saindo das unhas e parece ter alguma senciência. Durante a viagem para Nulb ela se enterrou e, após algum tempo, saiu como um grande Urso marrom.

  • Estatísticas:

    • CA 6

    • Mov 12

    • DV 5+5 (PV rolado 31). Eles continuam lutando com 0 pontos de vida. Morrem com -9 ou menos.

    • TAC0 15

    • Ataques 3 (1d6/1d6/1d8)

    • Ataque Especial:

      • Abraço: ao acertar um ataque com 18 ou mais, ele abraça a vítima causando 2d6 de dano adicionais.

      • Veneno (especial desta criatura): suas garras podem produzir veneno do tipo L (Contato, 2d4 minutos para causar efeito, Dano 10 se falhar na resistência, zero se for bem-sucedido). Para ativar o veneno o Urso só pode executar 1 ataque com garras na rodada.

    • Tamanho: M

    • Moral: 10


▶️Unicórnio, uma criatura que surgiu na viagem de Hommlet para Nulb. Ele se afeiçoou à paladina Thay.


▶️Lokip, um gnomo que estava investigando o templo de Lirr, buscando informações sobre a planta Beladona para tentar reverter a maldição que sua esposa Ferbell foi acometida.

▶️Ferbell, uma gnoma, companheira de Lokip. Aparentava estar doente (foi vista no templo de Lirr). Supostamente foi mordida por um licantropo lobo.

▶️Ferba, uma gnoma, filha de Lokip e Ferbell. Foi vista no templo de Lirr. ▶️Mãe Screng, uma alquimista que supostamente mora em Nulb. Foi citada em um livro de receitas alquímicas contra maldições, encontrado no templo de Lirr.


▶️Halfling Alfaiate, um pequeno halfling que viajava pela Low Road com um pônei. Ele carregava uma lanterna furta fogo, uma grande bolsa cheia (não se sabe o que há dentro), e se apresenta como um alfaiate que vai para Hommlet.


Informações relevantes:

▶️Conselho de Hommlet. Um conselho que se reuni secretamente em uma sala subterrânea da Taverna Bem-vinda Moça na vila de Hommlet. Os integrantes do conselho são:

  • Terjon

  • Jaroo

  • Rannos Dwon

  • Calmer

  • Burnus

  • Ascler

  • Nira


▶️Pessoas desaparecidas em Hommlet após o ataque dos bandidos da Moathouse.

  • Jaroo

  • Hadus

  • Goldar

  • Maryin

  • Lonin

  • Voznor Galun (Morto)

  • Marenin (morto)


Locais da campanha:

▶️Hommlet, vila na qual os personagens foram enviados para investigar o rapto de aldeãos das estradas próximas.

▶️Verbobonc, reino ao norte de onde os personagens vieram para investigar Hommlet.

▶️Moathouse, um castelo destruído que fica nas proximidades de Hommlet. Supostamente era o local onde inimigos estavam escondidos, liderados por Lareth. Os personagens passaram pelo lugar, investigando toda a estrutura e enfrentando várias criaturas.

▶️Velverdyva River, um rio navegável por grandes barcos que fica nas proximidades de Nulb.

▶️Nulb, uma vila ao norte de Hommlet.

▶️Taverna Bem-vinda Moça (Inm of the Welcome Wench). Uma taverna que fica em Hommlet. Os personagens descobriram que no subsolo há uma sala secreta onde o conselho de Hommlet se reuni.


▶️Galé Byron, uma suposta embarcação que está no rio Velverdyva em Nulb.

▶️Forja de Otis, uma forja que fica em Nulb. Ela é administrada por Otis, um ranger que supostamente está vigiando a vila de Nulb com auxílio de corujas gigantes e sprites (fadas).

▶️Santuário de Geshtai, um pequeno templo de Geshtai, divindade dos rios e lagos, localizado em Nulb. Ele é administrado por um clérigo chamado Y'dey, que secretamente vigia a vila a partir deste templo.


▶️Templo de Lirr, os personagens avistaram uma construção com três torres em uma montanha à oeste da Low Road. Ao se aproximarem (e com posterior estudo do clérigo) descobriram ser um templo de Lirr, a Senhora das Poesias). Parecia estar abandonado, com seus livros "protegidos" por galhos de plantas rasteiras.


▶️Obeliscos de Celene, um local no final das montanhas que contornam a Low Road. Há dois obeliscos, uma torre à leste, e uma passagem como um portão pela estrada.


Resumo:

Aqui serão acrescentados (aos poucos) detalhes das sessões anteriores...


Sessão 20/12/2024:

Na última sessão os personagens acordaram de um descanso longo na sala dos Bugbears da Moathouse. Eles continuaram investigando o corredor que levava a uma porta mais conservada, ao sudeste. Ao investigarem a porta perceberam que havia barulho de chuva ao longe. Eles conseguem abri-la sem dificuldade e encontram um longo corredor que sobe para leste e sai das masmorras da Moathouse para um local arborizado próximo de uma estada. Mindy (Rê) vai investigar a estrada, e segue por cerca de 30 minutos até encontrar as ruínas da Moathouse. Próximo a este corredor havia uma porta que subia para o norte. Os personagens escutaram vozes lá de dentro e resolveram bater na porta, se passando por "cultistas" disfarçados com seus mantos. Um soldado também trajado com o manto "do olho" pergunta a eles "porque eles não foram com os outros?". Dando uma sequência na conversa eles descobrem que haviam outros cultistas ali e todos parecem ter seguido para Hommlet, com intuito de "adiantar" a invasão devido aos barulhos que eles escutaram nas masmorras da Moathouse. "Eles resolveram invadir a vila antes das forças de Nulb chegarem". Os personagens pedem para falar com Lareth. O soldado, que parece ser subordinado de Lareth, os leva até o local. Os personagens entram na sala de Lareth e percebem que o local é coberto de riquezas. Lareth se mostra culto, e de certa forma educado, reafirmando a "ordem de invadir a vila". Os personagens dizem estar ali a mando de Rannos Dwon, mas Lareth parece desgostar ou ser indiferente "às vontades de Rannos". Os personagens saem da sala e via uma magia de Cleitin (Gabriel) "convencem" os poucos guardas que ali estavam a ir à vila ajudar Rannos. E assim acontece. Os personagens se aproveitam de Lareth estar sozinho e invadem sua sala já iniciando um combate. A batalha é fervorosa, com os personagens agindo rapidamente contra o inimigo, não dando a chance dele deferir seus golpes mortais contra o grupo. Lareth é derrotado. Os personagens pegam muitos itens no local e pegam informações sobre uns "piratas" em Nulb.


Após o combate, e percebendo um perigo iminente à vila Hommlet, os personagens decidem regressar à vila o mais rápido possível. Chegando nas proximidades eles percebem uma grande chama cobrindo a região do refúgio de Jaroo. Os personagens veem pessoas caídas, pessoas correndo. O local aparentemente foi atacado. Eles se aproximam pelas árvores ao sul e veem uma figura de vestes pretas (o "Assassino") ameaçando "toda a vila", dizendo "saiam da vila ou vocês perecerão diante das forças que chegarão em dois dias". Zé (Aidmar) vê Terjon ajudando pessoas nas ruas e se aproxima para ajudá-lo. Cleitin (Gabriel) conjura magias de ilusão e assusta o "Assassino", fazendo-o fugir pelo leste da vila. Os personagens se aproximam das ruas e conversam com Terjon. Ele fala que algumas pessoas foram raptadas, ele acha que foram 6 pessoas e diz que Jaroo possivelmente estava entre elas. Ele diz que elas foram raptadas pelos "piratas" do rio Velverdyva, em Nulb.


Os personagens se organizaram para ir novamente à Moathouse e buscaram todas as armas que lá estavam escondidas e trouxeram para a vila. A sessão termina neste momento.


Sessão 07/12/2024:

Mindy (Rê), Esdras (Juliete), Thay (Tati), Zé (Aidmar) e Cleitin (Gabriel) estão em frente à forja (8) de Hommlet. Estamos no dia 7 de Pronto'reat (outono) de 579 CY, ao meio-dia.


Terjon chama Cleitin (Gabriel) para conversar em particular. Ele comenta que um dos invasores da vila provavelmente era um mago e supostamente se chamava Enzebus. Terjon entrega à Cleitin (Gabriel) um grimório de capa de couro preta com o seguinte símbolo:


Mindy (Rê) percebe que o filhote de leão com asas que ela salvou na Moathouse se afasta e se esconde atrás de uma árvore nas proximidades do refúgio de Jaroo. Ela o segue e sobe na árvore para olhar ao redor. Ela vê que em uma casa próxima há um senhor com um ancinho olhando cauteloso um homem morto no seu quintal. Mindy (Rê) nota que o homem morto de fato está falecido (não está zumbificado ou algo do tipo). Ela então percebe que o filhote de leão com asas começou a brilhar. Mindy desce e percebe que ele está se transformando em um pequeno humanoide com asas de inseto. O processo de transformação termina e o leão vira um Sprite (um tipo de fada). Ele agradece Mindy por tê-lo salvado da masmorra. Diz que ficou transformado por um tempo pois não sabia como ela iria reagir. Ele fala que seu mestre Otis enviou alguns Sprites e Corujas gigantes para verificar os arredores de Nulb, e ele em especial para vigiar a Moathouse. O Sprite fala para Mindy procurar por Otis na forja em Nulb que ele vai recebê-los bem. Ele então se transforma em um corvo e voa para leste.

Esdras (Juliete) convoca alguns aldeões da vila para ajudar a apagar o fogo do refúgio de Jaroo. Eles começam a buscar baldes com água para jogar no fogo. Neste momento começa a chover na vila.


Thay (Tati) e Zé (Aidmar) estão distribuindo as armas resgatadas da Moathouse à milícia de Hommlet. Eles percebem que a maioria dos guerreiros são simples aldeões e fazendeiros, que não sabem portar bem suas armas. Zé (Aidmar) faz preces para sua divindade abençoá-los em suas próximas batalhas, e eles se sentem motivados para tal. Thay (Tati) começa a treiná-los em táticas de batalha e manuseio das espadas. Eles não conseguem aprender a contento, e Thay (Tati) acaba por não insistir no assunto por Terjon convocar todos para o conselho.


Neste momento Mindy (Rê) vai à caso do senhor com o ancinho e pede que ele queime os porcos mortos e o homem morto, e assim ele faz. Mindy (Rê) encontra um outro porco pela cidade e leva para repor os que morreram. O aldeão oferece ajuda a Mindy (Rê) caso ela precise. Depois de algum tempo vigiando a vila ela vai à reunião na taverna.


Terjon fala com os personagens que o conselho da vila vai se reunir agora (13 horas) na sala secreta sob a Taverna Bem-vinda Moça. Esdras (Juliete), Thay (Tati), Zé (Aidmar) e Cleitin (Gabriel) seguem com ele, porém Mindy (Rê) não vai. Chegando à sala secreta os personagens se encontram com Ascler (dono da taverna), Burnus (um praticante de magia da vila) e Nira (dona da loja de câmbio da vila). Terjon fala que vai precisar da ajuda dos personagens pois ele e todos nesta sala vão focar em proteger o lugar contra o possível ataque anunciado pelo "assassino". Porém, eles estão muito preocupados com o paradeiro dos raptados: 6 aldeões e possivelmente Jaroo. Ele pergunta aos personagens se eles aceitam a missão de tentar resgatá-los. A priori os personagens concordam. Ao longo da reunião Nira diz que oferecerá 5 mil peças de ouro pela missão, a ser pago no retorno dos personagens.


Terjon comenta que ao chegar em Nulb eles devem procurar por Y'dey, no Santuário de Geshtai. Y'dey é um clérigo de Saint Cuthbert que trabalha infiltrado em Nulb e, assim como o próprio Terjon, veio de Furyondy (um reino ao norte) para vigiar a região. Terjon entrega aos personagens uma moeda de prata com "Furyondy" escrito no verso. Segundo ele isso servirá para que Y'dey identifique eles como tendo sido enviados por Terjon.

Além disso Terjon também escreve um pergaminho indicando aos raptados que sigam as orientações dos personagens, talvez se mantendo escondidos no santuário de Y'dey para que não corram risco de viajar imediatamente para Hommlet. Cleitin (Gabriel) pede ajuda ao mago Burnus, que oferece 4 pergaminhos arcanos à Cleitin. Burnus e Terjon também ajudam a identificar todos os itens mágicos encontrados pelos personagens, e Nira faz uma avaliação dos valores dos itens e joias encontradas. O montante acumulado em itens é muito alto, e Nira fala que é capaz de pagar 20 mil peças de ouro por parte dos itens, pois 5 mil será dedicado aos personagens em sua missão, e o restante que ela detém em sua casa de câmbio (5 mil) ela prefere deixar para alguma emergência na vila. Na negociação ela vende uma Bolsa do Espaço Infinito para os personagens por 2 mil peças de ouro. Vide espólio atualizado no final do resumo. Nira entrega um mapa da região aos personagens.


Durante a reunião Mindy (Rê) chega e comenta o que houve com seu "leão com asas", e fala que após a transformação em um Sprite ele disse para que eles procurassem por um homem chamado Otis. Terjon fala que o conhece, que é um ranger que também vigia a vila de Nulb. Ao final da reunião ficou acordado que os personagens irão a Nulb, se passarão por comerciantes, e com isso terão oportunidade para investigar o rapto de Jaroo e dos outros aldeões.


Mindy (Rê), Esdras (Juliete), Thay (Tati), Zé (Aidmar) e Cleitin (Gabriel) saem da taverna e seguem para o entreposto (13) de Rannos Dwon com intuito de obter uma carroça e itens para a viagem. Chegando lá eles se deparam com todas as portas fechadas e marcadas com runas. Eles chamam por Terjon, que vem ao local e identifica tais runas como sendo "Runas Explosivas", uma magia muito poderosa. Ele diz só conseguir desfazer uma delas e os personagens escolhem a da porta que leva à sala principal do entreposto. As runas da entrada do estábulo e da casa de Rannos ainda estão ativas. Terjon se compromete a voltar no dia seguinte para removê-las, e sai em busca de uma carruagem para o grupo. Thay (Tati) arromba a porta do entreposto e ao entrar avista o local revirado e bagunçado, como também o corpo de Rannos Dwon enforcado. Nele há sinais de um ritual nos pulsos, com runas estranhas que simbolizam "Terra". Thay (Tati) investiga o balcão e encontra duas anotações de Rannos Dwon:

  • Anotação de Rannos Dwon 1: Chegaram alguns forasteiros na vila, e parecem saber de nossos planos. Mandei avisar Lareth, mas ele parece não se importar com isso.

  • Anotação de Rannos Dwon 2: Lodriss disse que não vai ajudar Lareth, mesmo com minha insistência. Ela está com 1/4 da frota da Galé na sua taverna. Ela está irredutível.

Mindy (Rê) investiga o estábulo ao lado, acessando-o através de uma porta interna próxima ao balcão. Lá ela econtra pouca coisa, mas acha um alçapão secreto com alguns mantimentos e um cadeado em bom estado.


Terjon regressa com uma boa carruagem. O veículo possui 4 cavalos e é fechado. Além de conforto para todos há um compartimento secreto sob os bancos. Os itens podem ser carregados no interior do carro ou na parte de trás em um baú externo. Terjon retira o corpo de Rannos e confirma que houve uma tentativa de ritual necrófito, que aparentemente falhou. Terjon vai fazer o ritual fúnebre com o corpo.


Os personagens investigam a casa de Rannos Dwon, entrando pela janela da sala. Na sala eles encontram um sofá, uma pequena mesa, algumas frutas velhas e um baú de madeira. No baú eles encontram um "manto de inverno". Cleitin (Gabriel) ao vestir o manto percebe que ele o deixa confortável em relação ao frio/calor. Os personagens percebem que o baú é muito mais pesado do que parece, e depois com ajuda de Terjon descobrem que de alguma forma o baú camufla itens mágicos em seu interior, como se não fosse possível detectar itens mágicos nele. No estoque os personagens acham bebida, água e alguns alimentos. Na cozinha não encontram nada de relevante.


No quarto da casa de Rannos Dwon, porém, Cleitin (Gabriel) acha uma pintura de uma árvore. Ao investigar a moldura ele percebe que atrás do fino papiro havia um X marcado no tronco da árvore. Terjon pega o papiro e olha contra a luz e percebe que a árvore supostamente está localizada próxima de algum rio, e sugere que talvez fosse o rio da própria vila. Thay (Tati) arrasta a cama e percebe que há uma espécie de túmulo sob ela, com dois corpos humanoides enfaixados com panos brancos. Ela desenrola um dos corpos e percebe que é uma estátua de barro. Ela se assusta com o fato e leva os corpos para fora. Lá Terjon conta que há uma divindade chamada Iuz (leia-se "i-uz") que possui alguns tipos de ritual de "passagem" que amaldiçoam os mortos, cobrindo-os com barro. Ao quebrar uma dessas estátuas os personagens percebem que há uma ossada humana em seu interior, o que corrobora com a explicação de Terjon. Terjon se compromete a fazer preces e enterrar apropriadamente esses corpos logo após enterrar Rannos.


Cleitin (Gabriel) e Zé (Aidmar) vão à Forja de Arlie (8) e compram alguns itens. Mindy (Rê) e Thay (Tati) vão procurar pela "árvore marcada com um X" nas proximidades do rio. Elas encontram e cavam ao seu entorno. Lá elas encontram enterrado um baú de madeira com 20 taças de prata.


A sessão termina com os personagens se organizando para dormir na taverna e pegar a estrada para Nulb no manhã seguinte. Estamos no dia 7 de Pronto'reat (outono) de 579 CY, às 18 horas.


Sessão 01/02/2025:

Mindy (Rê), Esdras (Juliete), Thay (Tati), Zé (Aidmar) e Cleitin (Gabriel) seguem em direção à Taverna Bem-vinda Moça em Hommlet. Estamos no dia 7 de Pronto'reat (outono) de 579 CY, às 18h.


Thay (Tati) vai aos poucos, olhando com cuidado ao redor e tentando detectar tendências malignas. Ela não encontra e depois segue para a taverna. Mindy (Rê), Esdras (Juliete), Zé (Aidmar) e Cleitin (Gabriel) seguem na frente e chegam na taverna, deixando a carruagem com os quatro cavalos na frente do estabelecimento. Eles entram e são atendidos pelo proprietário Ascler. Logo em seguida chega Thay (Tati). Ele os atende bem e diz que não combrará pela estadia. Os personagens fazem questão de pagar. Os alimentos estão bons, mas a carne em especial parecia velha ou diferente do habitual. Ascler comenta que sua taverna foi invadida e muitos alimentos foram vandalizados no subsolo. Ele diz que vai precisar sair da taverna justamente para encontrar novos alimentos, na expectativa de atender todos que estão chegando e se abrigando na taverna após o ataque. Ele diz que a taverna será vigiada pelo Vigilante Idetus, um membro da milícia da vila.


Após a refeição Cleitin (Gabriel) sobe para o andar dos quartos (os personagens vão se dividir em dois quartos). Lá ele se banha e se limpa no banheiro comunitário e depois vai ao quarto dormir. Durante a noite alguém bate a porta (Cleitin não acorda). A pessoa entra no quarto e o barulho faz Cleitin acordar, permanece deitado, e questiona o "invasor" quem seria ele e por que ele estaria entrando ali. É um senhor de idade que se desculpa e pergunta se ele é o mago do grupo de aventureiros que esta na taverna. Cleitin diz que sim. O senhor se apresenta como Simrid, diz ser fazendeiro, e diz que seu filho Lonin esta desaparecido. Falou que sua família se mudou para a taverna após o ataque e o sumiço do filho. Por fim ele mostra um saco de pano com um corrente enferrujada dentro, perguntando à Cleitin se tal objeto era amaldiçoado e se ele poderia voltar para sua casa. Cleitin diz que vai investigar e no dia seguinte avisaria. Simrid sai do quarto e Cleitin volta a dormir.


Mindy (Rê), Thay (Tati), Esdras (Juliete) e Zé (Aidmar) vão ao andar inferior da taverna procurar por alimentos, barraca e mantos para viagem. Chegando lá percebem estar tudo quebrado e vandalizado, principalmente os alimentos jogados ao chão e os barris de água abertos e contaminados. Mindy (Rê) encontra uma corrente enferrujada próxima aos alimentos. Thay (Tati) encontra um barril cheio de sangue. Ela leva o barril para fora com ajuda de Esdras (Juliete). Zé (Aidmar) e Mindy (Rê) se organizam para levar tudo de necessário para a viagem para a carruagem (que está em frente à taverna). Thay (Tati) derrama o líquido do barril no chão e percebe um corpo morto preso por correntes enferrujadas. O moço possui marcas no rosto e nos ombros, como também escoriações no abdômen. Ela pede que Esdras (Juliete) vá chamar o clérigo Terjon para ver se ele reconhece o corpo. Algum tempo depois, com os alimentos já guardados na carruagem, todos se encontram no local onde está o corpo do afogado e Terjon chega. Ele reconhece o senhor, que se chama Voznor Galun. Junto ao corpo havia também algumas moedas enferrujadas (magicamente) e uma adaga enferrujada. Ele diz se lamentar pelo episódio. Mindy (Rê) pergunta ao clérigo se essas correntes tem alguma relação com esses invasores. Terjon explica o seguinte:

As lendas contam que em um passado remoto, muito antes de Oerth ser criada e populada com os seres que hoje a habitam, só existia uma única energia cósmica que era formada pela Ordem e pelo Caos. Ao passar das eras tal energia percebeu que a força caótica sempre presente em seu uníssono inviabilizava qualquer tentativa de criação e desdobramento que a Ordem se propunha a fazer. As forças então se separam: o caos passou a se chamar Tharizdun, a essência única da destruição, e a ordem se desdobrou em divindades que hoje se tornaram os deuses que conhecemos. Tharizdun sempre trabalhando em prol da destruição conseguiu acessar poderes de outras dimensões e tornou-se mais forte, criando uma região chamada Abismo e comprometendo toda a criação que os deuses da ordem fizeram. Tais deuses então prenderam o próprio Tharizdun neste Abismo, e a partir de então ele também ficou conhecido como Deus Acorrentado ou Mal Elemental. Do Abismo Tharizdun não podia mais se comunicar com os planos, e seus servos só tinham resquícios de sua existência.


O Templo do Mal Elemental reuniu forças há uma década e tentou dizimar as cidades próximas resgatando forças de Tharizdun, o Mal Elemental. Um grupo de heróis derrotou os cultistas e selaram o templo, impedindo assim a comunicação com Tharizdun. Então, sim, as correntes enferrujadas representam a entidade Tharizdun, sendo a corrente um indicativo de sua cunha quando foi preso ao Abismo, e a ferrugem um dos para-elementos menores associados à destruição das coisas.


Após a explicação Terjon e Zé (Aidmar) levam o corpo de Voznor para um ritual fúnebre nas proximidades da capela. Lá Terjon consegue romper a corrente, e a parte enferrujada rompida vai aos poucos se tornando normal. Zé (Aidmar) volta à taverna e sobe para seu quarto.


Mindy (Rê) vai para a carruagem e Thay (Tati) e Esdras (Juliete) vão para os quartos. Na carruagem Mindy (Rê) percebe um barulho de madeira sendo arranhada. Ao sair ela vê um texugo. Ela faz amizade com o animal e ele o leva até um charco onde há dois texugos mortos, um corpo de uma pessoa e uma corrente enferrujada. Mindy (Rê) volta à taverna e fala com o Vigilante Idetus sobre isso, pedindo ele que enterre os texugos e leve o corpo ao clérigo. Ele assim o faz, e Mindy fica de vigília. Lá no quarto  Zé (Aidmar) percebe que há uma corrente enferrujada no quarto com Cleitin (Gabriel). Ele se preocupa e chama todos os demais personagens, que acordam Cleitin (Gabriel). Eles debatem sobre tais correntes e decidem fazer algumas perguntas ao vigilante que voltou. Mindy (Rê) avalia que o vigilante deve sim estar falando a verdade (não suspeitam dele). Todos decidem dormir. Mindy (Rê) vai para a carruagem e dorme lá. O texugo mostra suas unhas imbuídas com algum tipo de liquido. Ele umedece algumas pedrinhas e oferece para ela, que não aceita. Ele então umedece a ponta de uma flecha em sua aljava. Ela aceita.


Na manhã seguinte Cleitin (Gabriel) estuda os grimórios e percebe que um deles está protegido com uma magia de constrição diferente do habitual: ao invés de plantas, a cordinha de couro era capaz de prender objetos. Ao tentar abrir o grimório a cordinha tenta prendê-lo, mas não afeta o mago. As correntes ele também percebem ter sido magicamente afetadas por uma magia de constrição semelhante, mas capaz de enferrujar objetos de metal além de prender os alvos. Ele aprende várias magias nos grimórios que encontrou. A druida e o clérigo decoram suas magias. Thay (Tati) coordena o vigilante a percorrer a cidade e procurar por mais corpos, e mais correntes em lugares como fontes de água ou comida. Assim ele faz, e diz que vai chamar outros para ajuda. Ele retorna dizendo que encontrou correntes enterradas na estrada oeste da cidade, que as retirou de lá. Ela fala para procurar correntes no rio e nas fontes de água. Eles então encontram uma corrente na entrada do rio na vila, num local que estava "envenenando" a água. Eles retiraram as correntes e Thay (Tati) pediu que eles só bebessem água de um ponto anterior à onde estava a corrente - pelo menos até o fluxo de água corra límpido novamente.


O grupo sai da taverna em direção às estradas que levam à Nulb. Logo nas primeiras horas de viagem, ainda antes da Moathouse, quando eles param para alimentar os cavalos, percebem que os animais estão assustados. Thay (Tati) propõem dividir os cavalos em duplas, sendo dois na parte de trás da carroçar (para descansarem um pouco da tração), enquanto os outros dois ficassem na frente. Assim eles iram revezando quando fizessem as paradas. Ninguém do grupo nota nada de estranho pelo fato deles estarem assustados, mas o Texugo parece notar e sai correndo para o norte. Esdras (Juliete) vê um cavalo branco preso em um charco. Thay (Tati) pega um dos cavalos e cavalga até lá, achando o cavalo branco. Ela percebe que há algo fincado na cabeça dele, e todo pescoço e cabeça estão presos com uma corrente enferrujada. Ele estava se afundando na lama. Ela laça o cavalo preso e o puxa com ajuda do seu cavalo, saltando-o. Com o cavalo branco em segurança ela tira as correntes e vê um chifre: o cavalo branco era um unicórnio. Logo que as correntes são retiradas ele some.


Thay (Tati) volta ao grupo e conta o que aconteceu. Quando eles se preparam para viajar o unicórnio surge em sua frente. Esdras (Juliete) consegue entender um pouco do que ele diz: ele fala que foi atacado por um "humano" que está próximo do charco onde ele estava preso. Todos vão lá e se deparam com um homem moribundo, com o tórax inchado. Ele tenta falar e diz:

"A luz deve ser apagada, a perfeição decaída, a ordem dissolvida e as mentes fragmentadas."


Thay (Tati) diz: "A luz de Pelor jamais se apagará assim como a ordem que a comanda."


Thay (Tati) então fez um golpe de misericórdia no cultista, e ao tocar na cabeça do unicórnio ele fala "Se esta semente floresce muitas outras plantas morreriam". Dito isso o unicórnio se ajoelha oferecendo que Thay (Tati) o cavalgasse.

A sessão termina neste momento, em 579 CY, Pronto'reat (outono) Dia 8, às 12h.

Sessão 13/04/2025:

Mindy (Rê), Esdras (Juliete), Thay (Tati), Zé (Aidmar) e Cleitin (Gabriel) seguem pela estrada de Hommlet para Nulb. Estamos em 579 CY, Pronto'reat (outono) Dia 8, às 12h.


A texugo Lola faz menção de voltar nas proximidades do corpo do cultista morto. Lá ela e Mindy encontram uma bolsa rasgada com alguns itens. Cleitin (Gabriel) lança Detectar Magia e só percebe o grimório sendo um item mágico.

  • 70 moedas de prata

  • Grimório de couro uma letra S na capa

  • Cordinha de cânhamo

  • Ramo de folhas verde-escuras com cheiro brando

  • 3x Elos de corrente

  • 1x Adaga

  • 1x Moeda de bronze com símbolo K e uma pena. Pela investigação dos personagens, eles sabem que esta moeda pertence a uma guilda de ladrões adoradora de Kuroth (um ladrão que é tido como uma divindade por alguns). Ela serve como item de troca e reconhecimento, valendo 100 peças de ouro para os membros da guilda.


Moeda de Kuroth
Moeda de Kuroth

Pelas lembranças de Mindy (Rê), Kuroth foi um ladrão que "ascendeu" (para alguns seguidores) a divindade há cerca de 500 anos atrás. Ele roubou uma pena mágica (que ficou conhecida como a "Pena de Kuroth") de um lich chamado Baalice. Tal pena era capaz de moldar a realidade conforme palavras fossem escritas. Com o passar dos anos Kuroth morre e deixa a pena para seus seguidores. Alguns anos depois, a pena chega nas mãos de Jorin e Elora, um casal apaixonado. Ambos ficam com a pena, ficando corrompidos, e o objeto foi "resgatado" por aventureiros. A pena também corrompeu os aventureiros e acabou se perdendo em ruínas na região a oeste de Flanaess (região onde os personagens se encontram). Uma última lenda que Mindy se lembra é que Kuroth sempre andava com um "texugo" ao seu lado. Cleitin (Gabriel) estuda o grimório com S e consegue aprender duas magias do segundo ciclo. O grimório possui as seguintes magias:

  • 1º Círculo:

    • Ler Magias

    • Detectar Magia

    • Sono

    • Runa Arcana

    • Toque Chocante

    • Cordas e Laços de Senshock

  • 2º Círculo:

    • Escuridão, 4,5 m

    • Correntes Constritivas de Senshock


Enquanto investigavam o grimório, Lola foi presa por pequenas cordas que protegiam o livro. Mindy (Rê) consegue salvá-la, mas ela se assusta e se enterra, sumindo eu meio à pradaria gramada. Os personagens voltam para a estrada e seguem viagem. Eles chegam nas proximidades da bifurcação entre a Low Road e a High Road, avistando uma floresta à frente. Eles decidem por seguir para o norte, pela Low Road. Eles percebem um cheiro de alguma substância inflamável e tóxica, que deduzem ser Betume. Mindy (Rê) pega um pouco de Betume em um de seus frascos de água que estava vazio (1x Odre de Betume). Pouco depois Thay (Tati) escuta barulhos de "cavar" ao entorno da estrada. Todos se aproximam, inclusive o unicórnio, e veem que trata-se de um urso marrom que tenta sair "de baixo da terra", mas parece estar preso por raízes. Mindy (Rê), invisível com sua capa, corta as raízes e percebe que o "urso" tem os mesmos olhos que a "texugo", e que pode vê-la mesmo estando invisível. Após ser liberto ela percebe que parecer ser Lola, a texugo, que de alguma forma se transformou em urso. A ursa passa a segui-la. Após mais algumas horas de viagem, com o cair da noite, eles saem da estrada para leste com o objetivo de acamparem. Mindy (Rê) forrageia e encontra raízes comestíveis, recolhendo algumas delas para o grupo. Os personagens montam o acampamento, com Mindy (Rê) criando uma cerca com cordas ao entorno.


Passadas 4 horas da vigília de Mindy (Rê), por volta da meia-noite, ela escuta barulhos estalidos de criaturas se comunicando. Ela acorda todo o grupo, e quando todos se levantam para começar a sair com a caravana, eles avistam 9 homens lagarto, todos cercando o acampamento. Um combate inicia com flechas, magias e vários ações dos personagens. Durante o combate um arqueiro desconhecido apareceu na estrada, ajudando o grupo. Ele se apresentou como Artheiros Arthórius. No final do combate os personagens pouparam a vida de 2 homens lagartos arqueiros, que foram soltos e correram para o oeste. Como espólios foram encontradas muitas armas de osso humanoide, e arcos de madeira com cordas de tripa. Após o combate os personagens continuaram com seu descanso.


Bem cedo, ainda antes da alvorada Cleitin (Gabriel) e Zé (Aidmar) focam em estudar suas magias e realizar suas preces. Os demais do grupo se alimentam com os frutos que Zé (Aidmar) criou. Mindy (Rê) coloca os cavalos para pastar. Por volta das 6h da manhã o grupo volta para a estrada e segue para o norte. Neste momento o unicórnio desaparece se teletransportando. Algumas horas depois eles avistam que a estrada seguirá cercada por montanhas. Em uma montanha ao oeste eles avistam uma construção de pedra que parece estar abandonada. Mindy (Rê) e Esdras (Juliete) seguem na direção da construção, com um urso e cavalo. Nas proximidades do lugar elas avistam três torres de pedra, anexas, com uma porta de madeira na torre central. As torres laterais não possuem portas e são menores, possivelmente com 1 andar cada. A torre central é maior, com possivelmente 2 andares e janelas sem proteção no andar superior. Sobre a porta dupla de madeira há livro esculpido. Elas adentram o local e percebem que havia uma adaga bem pequena ficada no chão impedindo que porta se fechasse. No interior do primeiro andar da torre havia grandes bancos e mesas de pedra, com castiçais e velas apagadas. No chão havia vários arbustos de plantas e raízes protegendo pilhas de livros (os galhos circundavam os livros). Havia uma porta à esquerda, provavelmente que daria acesso à torre menor à esquerda. Ela estava fechada e havia uma inscrição "Sabedoria". Na parede direita havia uma porta com a inscrição "Inteligência". No fundo da sala havia uma silhueta de porta dupla que dava acesso a uma escada que subia em caracol. Mindy (Rê) se aproxima da escada e escuta vozes lá em cima, seguidas de um barulho de um livro sendo fechado e colocado sobre uma superfície de madeira. Ela não entende o idioma. Quando ambas decidem sair, ficam um tempo investigando as pilhas de livros cobertas por plantas. Esdras (Juliete) descobre que as plantas absorveram grande parte das palavras e tinta dos livros. Suas folhas estavam cobertas de palavras. Ela sabe que poderia tentar "ler" tais "plantas" conversando com elas, e consegue entender poucas palavras avulsas.


De repente três gnomos surgem na escada caracol. Eles se apresentam como Lokip, Ferbell e Ferba. O gnomo Lokip fala em comum, pedindo ajuda para sua companheira Ferbell. Ele apresenta Ferba como sendo sua filha. Ferbell esta claramente doente, e Lokip disse que eles estão procurando pela planta Beladona para tentar curar a maldição de Ferbell. As personagens sabem que tal planta serve para curar licantropia, e confirmam isso com o gnomo. Ele diz que Ferbell foi sim mordida por um lobisomem ao norte, há dois dias. Mindy (Rê) sabe que a planta de fato pode curar licantropia, mas há duas fórmulas:

  • Uma fórmula branda (Emplastro de Beladona), que é capaz de curar a maldição somente se aplicar um emplastro das folhas na ferida 1 hora após a mordida. O emplastro é criado com água corrente, folhas verdes de Beladona, cascos de caracol, e óleo extraído do caule de uma árvore frutífera.

  • Uma fórmula sofisticada (Licor Lágrimas de Beladona), de um licor, capaz de curar a licantropia a qualquer tempo, porém antes da primeira transformação em licantropo (que ocorro na próxima lua cheia). Neste caso deve-se extrair as folhas de Beladona sob uma luz do luar (qualquer estação) até no máximo a primeira transformação. Este licor deve ser fervido com água límpida de uma fonte das montanhas, folhas brilhantes de Beladona (elas brilham sob o luar), penas de Mandarim (um pássaro branco que vive sobre montanhas, geralmente próximo de fontes de água límpida) moídas, e lágrimas do alquimista (qual quantidade? o número de dias que o enfermo foi mordido pela criatura) que estiver preparando o licor. Ele deve ser fervido e misturado durante toda a noite até o amanhecer, quando assumirá a cor prateada.


Mindy (Rê) sobe para o andar de cima com o intuito de investigar "a biblioteca". Lá ela encontra mais plantas protegendo pilhas de livros, mesas e cadeiras de madeira, tudo iluminado com luz natural das janelas. Sobre a mesa ela encontra um livro "Alquimia contra Maldições". No livro ela percebe detalhes da Beladona, os tipos de soluções possíveis (que ela já conhece), como localizar tal planta e o nome de uma alquimista na região. Sobre a localização, há um verso escrito "Sob as montanhas das quais voam pássaros prateados durante a noite, crescem as beladonas". A alquimista indicada se chama "Mãe Screng", e supostamente mora em Nulb. Mindy (Rê) desce e chega a um acordo com Esdras (Juliete) que elas devem ajudar os gnomos, mas antes eles devem voltar à caravana. Elas saem do templo em direção à Low Road, à leste.


Na estrada, Thay (Tati), Zé (Aidmar) e Cleitin (Gabriel) e Artheiros Arthórius seguem para o norte. Em um determinando momento eles percebem que dois sapos gigantes cercam a carruagem de ambos os lados. Thay (Tati) tenta chamar pelo unicórnio, mas Cleitin (Gabriel) avisa-a que pelas lendas ele só volta por "convocação" se for chamado por seu verdadeiro nome. Prontamente Artheiros mata os sapos com flechadas. Ele fica um tempo tentado arrancar as patas dos animais mortos, mas ao perceber que a caravana continua para o norte, desiste e segue pela estrada.


Algum tempo depois Mindy (Rê) e Esdras (Juliete) voltam na companhia dos gnomos Lokip, Ferbell e Ferba. O gnomos instantaneamente se sentem amigos próximos de Cleitin (Gabriel) - por conta do anel de amizade gnômica que ele carrega. Mindy conta toda a história, e Thay (Tati) alerta que a próxima lua cheia será no dia 16, daqui a 7 dias, momento que possivelmente a gnoma Ferbell se transformará. Cleitin (Gabriel) comenta que a viagem para Nulb será mais longa que 7 dias, que eles não terão tempo de chegar antes da transformação. Após muita conversa eles decidem que Artheiros Arthórius e Esdras (Juliete) devem voltar, cada um com um cavalo, na companhia dos três gnomos, até a vila de Hommlet para pedir ajudar a Terjon. Ele tentará curar a maldição com a magia Remover Maldições. Os gnomos agradecem pela ajuda e Lokip presenteia Cleitin (Gabriel) com um odre de barro mágico cuja água nunca acaba (Garrafa da Água Infinita). Os personagens se despedem:

  • Artheiros Arthórius e Esdras (Juliete) seguem para o sul com Lokip, Ferbell e Ferba e dois cavalos;

  • A caravana com a carruagem, 2 cavalos, a ursa Lola, Mindy (Rê), Thay (Tati), Cleitin (Gabriel) e Zé (Aidmar) segue para o norte pela Low Road. O unicórnio ainda não apareceu.


Após alguns quilômetros, no por do sol, o grupo se organiza para pernoitar em um novo acampamento, ainda cercados pelas montanhas em ambos os lados. Mindy (Rê) vê ao longe, sob a luz da lua crescente, pássaros brancos brilhando com uma luz prateada voando no pico de uma montanha a noroeste dali. Ela deduz que lá deve existir mudas de Beladona.

A sessão termina neste instante, em 579 CY, Pronto'reat (outono) Dia 9, 18h.

Sessão 26/04/2025:

Mindy (Rê), Thay (Tati), Zé (Aidmar) e Cleitin (Gabriel) seguem pela estrada de Hommlet para Nulb. Lola estava em forma de ursa, e o unicórnio está desaparecido. Estamos em 579 CY, Pronto'reat (outono) Dia 9, às 18h.


Há algumas semanas atrás Barnabé (Thiago) reúne-se com Bhulein em uma das bases da Thieves’ Guild, em Dyvers. Bhulein comenta que a guilda dos ladrões perdeu força após a ação da Guilda dos Corvos, e que ele deve passar as instruções rapidamente. Bhulein conta a Barnabé (Thiago) que um importante comerciante de embarcações chamado Vallaern Tordoverde foi raptado. Diz que ele estava negociando com cultistas nas proximidades de Nulb. Deve-se resgatá-lo com vida, e fazê-lo assinar a promissória para pagamento de suas dívidas com a Thieves’ Guild. A promissória contabiliza 7 embarcações e três assentamentos próximos de Dyvers. Bhulein ressalta que antes de ir à Nulb, Barnabé (Thiago) procure por Jaroo na vila Hommlet. Há indícios de que Vallaern havia procurado por ele para descobrir mais sobre a região. Pede também para que Barnabé (Thiago) não conte a ninguém sobre os valores da promissória. Os escritos em tinta comum apontam como pagamento de uma única embarcação. Há escrituras mágicas invisíveis que detalham todos os demais pagamentos. Barnabé (Thiago) concorda e segue viagem. Semanas depois ele chega a Hommlet e é informado por Terjon que Jaroo foi raptado, e que um grupo de aventureiros segue pela estrada Low Road em direção a Nulb com o intento de encontrá-lo. Barnabé (Thiago) segue viagem nessa direção.


Enquanto Mindy (Rê), Thay (Tati), Zé (Aidmar) e Cleitin (Gabriel) viram a carruagem para leste para sair da estrada e acampar, eles veem um cavaleiro chegando ao longe, vindo do sul. Todos sentem um vento cortante vindo do leste. Thay (Tati) se aproxima enquanto os outros seguem com a carruagem. Neste momento o unicórnio aparece. O cavaleiro se apresenta como Barnabé (Thiago). Ambos conversam por um tempo, com Barnabé (Thiago) contando sua história - omitindo sua participação na guilda dos ladrões. Thay convida Barnabé para pernoitar com o grupo, e quando ambos chegam nas proximidades da carruagem, todos se apresentam. Começa a chover bem forte, porém sem nuvens no céu. Todos ficam curiosos com o fato. Mindy (Rê) sugere montar acampamento mais acima na montanha a leste para fugir da região enxarcada mais próxima da estrada.


O grupo inicia a ronda noturna com Mindy (Rê). Passam 4 horas e nada acontece. Durante a ronda de Zé (Aidmar), Barnabé (Thiago) propõe ajudá-lo. Zé (Aidmar), que passa a se chamar de Hamael, pede a Barnabé (Thiago) para ir vigiar no perímetro, então Barnabé (Thiago) segue em direção a região enxarcada próxima da estrada. Tanto Barnabé (Thiago) quanto Zé (Aidmar) veem na estrada uma luz. Como a chuva é forte, eles não conseguem enxergar detalhes. Ambos vão em direção à luz, com Barnabé (Thiago) chegando primeiro. Lá eles veem um halfling cavalgando em um pônei, coberto com um manto de viagem e carregando uma lanterna furta fogo. Zé (Aidmar) se aproxima e o halfling chega a cair do pônei com o susto. Eles conversam e Zé (Aidmar) descobre que ele é um alfaiate que está indo para Hommlet. O halfling diz ter vindo do norte, onde estava dormindo no "obelisco", mas que teve pesadelos no local e decidiu seguir viagem. No final Zé (Aidmar) dá um Bom Fruto para ele e indica cuidado na viagem. Hamael (Aidmar) e Barnabé (Thiago) voltam para o acampamento. A noite passa tranquila, com todos acordando às 4 da madrugada. Ao acordar os conjuradores se organizam para decorar suas magias e fazer suas preces, enquanto Mindy (Rê) organiza um toldo para cobrir os cavalos que haviam ficado cansados pela chuva a noite. O grupo posterga o início da viagem até às 10 da manhã de Pronto'reat (outono) Dia 10.


A caravana segue para o norte pela Low Road, com Barnabé (Thiago) seguindo de batedor um quilômetro à frente. Barnabé (Thiago) vai cavalgando pela estrada até ver dois obeliscos e uma construção de pedra semelhante a uma ponte mais adiante. Ele volta cavalgando e conta ao grupo. Todos avançam pela estrada até o local dos obeliscos. Chegando nas proximidades eles veem que há dois obeliscos com cerca de 7 metros cada, um de cada lado da estrada, uma espécie de portal de pedra mais ao longe a cerca de 60 metros, e uma torre ao leste. A chuva dificulta bastante a visão dos detalhes do lugar.



O grupo se organiza da seguinte forma:

  • Mindy (Rê) fica invisível com sua capa e segue pelo leste, beirando a estrada. Ela observa detalhes da torre e nota que há uma porta coberta por pedras grandes, e uma pequena janela em forma de seteira no alto, talvez supostamente no terceiro andar. Há uma corda solta pendente da janela até a base da torre. Não há sinal de ninguém. Ela escuta um barulho de ferro na ponte, do lado direito. Ela também nota ossos de bois na margem direita da estrada, entre o obelisco e a ponte.

  • Cleitin (Gabriel) casta invisibilidade em Barnabé (Thiago) e segue conduzindo a carruagem, tomando cobertura atrás de Thay (Tati).

  • Thay (Tati) se posiciona na frente da carruagem.

  • Barnabé (Thiago) segue invisível pelo oeste, beirando a estrada.

  • Hamael (Aidmar) se aproxima dos obeliscos para investigar.


Hamael (Aidmar) nota que há musgos cobrindo algumas runas, provavelmente élficas, nos obeliscos. Ele tenta limpar o obelisco da direita com um galho e instantaneamente é prejudicado com uma repulsa indescritível ao obelisco. Ele repete o processo no obelisco da esquerda, e mais uma vez é acometido com repulsa. Hamael (Aidmar) se vê impedido de passar pelos obeliscos e seguir a estrada. Cleitin (Gabriel) casta um servo invisível e limpa os musgos, dando acesso à seguinte escrita élfica:

Mae govannen, mellon nîr Celene!


Mindy (Rê) traduz o texto:

Bem-vindos sejam os amigos do reino de Celene!


Hamael (Aidmar) lê a frase em élfico e isso faz com que ele possa novamente passar pelos obeliscos. Os personagens continuam avançando. Barnabé (Thiago) segue pelo percurso invisível até as rochas que ladeiam a ponte pela esquerda. Ele lança uma corda e com gancho (que pegou com Thay) para ajudar na escalada. Ele consegue escalar e vê três Bugbears escondidos na ponte, todos com arcos e morning stars, além de algumas mochilas de viagem maltrapilhas jogadas no canto. Um dos Bugbear carrega algo semelhante a um sinete de metal. Barnabé (Thiago) volta, e acaba caindo na escalada e se machucando um pouco. Ele se levanta e se aproxima da carruagem para contar o que viu. Mindy (Rê) vai até as paredes da ponte na parte direita, sobe metade, prega pitons e se amarra, e depois sobe o restante. Ao chegar na parte de cima ela vê os mesmos três bugbears, porém muito próximos. Ela decide descer e acaba caindo, ficando pendurada no meio da escalada e fazendo barulho. Neste momento um dos Bugbears levanta e olha pra ela, enquanto o outro toca o sinete chamando seus amigos para combate.


O combate se inicia, com Barnabé (Thiago) e Mindy (Rê) agindo antes de todos por estarem invisíveis. Barnabé (Thiago) fica atrás de Thay (Tati), e Mindy (Rê) corre para perto da torre, colocando fogo ao lado, criando fumaça para distrair o inimigo. Cleitin (Gabriel) lança dardos místicos no Bugbear que se levantou ao ouvir Mindy caindo. Hamael (Aidmar) se esconde atrás do obelisco. Outros cinco Bugbears saem correndo de traz da passagem da ponte, e um último aparece na seteira da torre. O combate segue perigoso e voraz, com muitas flechas sendo disparadas, com a paladina Thay correndo e defendendo seus amigos dos bugbears que avançavam, e com o mago Cleitin voltando rápido com a carroça para o sul. Com a paladina avançando, Barnabé (Thiago) ficou descoberto enquanto acordoava seu arco após perder uma corda que arrebentou, e Cleitin (Gabriel) correu para se proteger atrás dela. Hamael (Aidmar) lança imobilizar em um dos inimigos da ponte e lança a magia esquentar metal no Bugbear líder, e Mindy (Rê) acerta flechas nos inimigos. O combate segue e no final as flechas dos inimigos acabaram derrubando Barnabé (Thiago), que cai morto. O bugbear da seteira sobreviveu e saiu correndo para o interior da torre. Neste momento a chuva finalmente cessou.

A sessão termina neste instante. Estamos no dia 10 de Pronto'reat (outono), 579 CY às 12h.


Espólio Atualizado:

Há outros itens em posse dos personagens (fichas individuais).

Itens da Bolsa do Espaço Infinito:

- Bolsa do Espaço Infinito

- 20.265 po

- 77 pp

- 38 pc

- Colar de prata com 5 gemas: colar 450 po, 4 gemas pequenas 50 po cada, 1 gema grande 100 po.

- Taças de prata (2.000 po no total).

- Tecido sala 11 - 10 po

- Taça de prata sala 11 - 30 po

- Água benta x3

- Longbow x2

- Battleaxe x2

- Mace +1.

- Pederneiras x1.

- Milho e grãos.

- Mochila.

- Cota de malha

- Besta leve x3

- Manteiga 500g.

- Tocha x4.

- Escudo pequeno.

- Machado de guerra.

- Bardiche.

- Katana 👀

- Alabarda.

- Baú que bloqueia detecção de magia.

- Baú com 20 taças de prata (30 po, cada).

- 5 mantos.

- Rações para 9,5 dias (5 pessoas + 4 cavalos).

- Sal e pimenta.

- Barraca danificada

- Malho de folhas verdes escuras, com cheiro suave.

- Adaga (não é mágica, foi lançado Detectar Magia para confirmar). - 3 elos de corrente (não enferrujadas)

- Corda que parece ser de um arco curto ou besta.

- 1 moeda de bronze com ícone de uma pena. Os personagens descobriram pertencer a divindade Kuroth, o deus herói dos Ladrões.


O Diário do Mago Cleitin:

🧙📜 Recentemente foi encontrado na mochila de um bardo de Flanaess um pergaminho entitulado O Diário do Mago Cleitin. Em suas palavras ele narrou os fatos ocorridos em Hommlet, enquanto ele e seu grupo investigavam desaparecimentos recentes. Tudo isso tem relação com a vila de Nulb, ao norte? Tem relação com o templo maligno que há nas redondezas da vila? Os próximos dias deste mago e seu grupo hão de revelar a verdade 🏹


 
 
 

Comments


  • YouTube - Círculo Branco
  • Instagram - White Circle
  • Twitter - Círculo Branco
  • Facebook - Círculo Branco
  • SoundCloud - Círculo Branco

Criado por Rê, O'Neill & SirLockee

bottom of page