top of page

Dark Evo é um jogo de Alta Fantasia e exploração em uma Idade Média distópica e coberta por uma escuridão sem fim. Todos vivem em Liturânea, uma região acidentada com montanhas ao oeste e norte, origem de rios e seus afluentes que serpenteiam as pradarias até alcançar as florestas ao leste e a Região das Vilas ao sul. O território é abundante em cavernas, com poucas estradas, e raras travessias seguras nas matas ou rios. O ano é de 523, cuja contagem se iniciou nos primeiros DiEvos (dias sem sol), um termo cunhado para contar os dias. O Sol parou de girar, deixando parte Liturânea coberta pela escuridão sem fim. Como as Guildas vão sobreviver? O fim desta história é seu!
Lançamento no Diversão Offline 2023
Este jogo será lançado oficialmente no dia 10 de Junho de 2023 no evento Diversão Offline em São Paulo. Na ocasião vamos distribuir gratuitamente um Kit Dark Evo contendo um Panfleto Dark Evo Fastplay, 2x dados d6 temáticos do jogo, algumas fichas impressas e uma bolsinha temática! Venha pegar o seu no Stand do Flecha Mágica.

Baixe o jogo gratuitamente











Como ambientar este jogo?
A região da Liturânea é um vale cercado por montanhas intransponíveis aos povos que lá residem. Há rios que cruzam toda a extensão, mais perigosos ao leste e quase congelados aos norte, fornecendo sustento e vias para o tráfego de passageiros e mercadorias entre as regiões. Uma região mais acidentada cobre o oeste até o limiar montanhoso conhecido como Morada dos Trolls ao norte. A grande Floresta de Calântia é predominante ao leste, cercada ao sul pelas pradarias que se abrem próximas da Região das Vilas, e ao norte pelo Cálido Nortenho, talvez a parte mais perigosa de toda a região, com picos altíssimos, matas fechadas e com a maior parte das estradas destruídas.
A Maldição da Noite
Há pouco mais de 500 anos uma diligência que levava uma importante relíquia conhecida como a Mão do Monarca foi interceptada por criaturas conhecidas como Herages. A partir deste momento algo sobrenatural tomou conta de Liturânea: toda região teve a passagem dos dias interrompida. O Sol não se move mais na região sul (parte mais clara do mapa), deixando o local protegido dos Herages (que supostamente morrem sob o Sol), mas que em contrapartida vem deixando o local cada vez mais árido, em alguns pontos até desértico devido ao calor ininterrupto. Por outro lado, toda a região leste, oeste e norte fica constantemente coberta pela noite, pela escuridão eterna. A Lua prossegue em seu ciclo normal, mas a noite não se esvai. Há uma região de intermédio entre o dia e a noite, chamada de penumbra, que acabou se tornando a única favorável ao plantio. Pelo fato de não ser mais possível registrar os dias, o termo DiEvo (passagem de 24 horas) passou a ser adotado e registrado com clepsidras, com velas marcadas com traços ou pregos que caem de hora em hora, ou por cálculos esotéricos relacionados à Lua.

Agradecimentos
Gostaríamos de agradecer às dicas de game design dadas por Rafael Peregrinow, e aos playtesters O'Neill Deatsu, Thiago NerdStation e Saurinha Rawr por participarem da primeira campanha oficial do jogo.
Frase do jogador Thiago no grupo de Zap quando perguntamos sobre a próxima sessão:
Se certinho for "prontos para morrer em uma nova sessão sem a aparição de um único inimigo, onde vocês são seus próprios inimigos", a resposta é sim. Agora se o certinho for "Tudo certo para resolver os B.O.s que vocês criaram como seguir um Rubi trevoso ou enganar guardas utilizando a mão moribunda de um ladrão" a resposta é incerta.
bottom of page