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Versão BETA

A versão do Dark Evo que encontra-se neste site, lançada no DOFF de 2023, é uma versão BETA do jogo. Isso significa que estamos trabalhando em seu texto e refinando suas regras para melhor compreensão e dinâmica em mesa. Os futuros ajustes serão publicados no livro físico e PDF atualizado que lançaremos pelo Flecha Mágica em 2024. A ideia é consolidar e ajustar textos e mecânicas a partir de percepções que tivemos com as sessões, com conversas com outros autores e game-designs, e principalmente pelo feedback dos jogadores. A diagramação, capa, imagens e logo do jogo serão refeitos do zero. Haverá mais guildas, mais detalhamento de Liturânea, e outros cenários, como Byakuyakou (cenário escrito por O’Neill Deatsu, com tom oriental, cujo mapa está localizado no extremo leste "do mundo"), e As Sete Gargantas de Kratar (cenário e campanha aberta no estilo West Marches escrita por SirLockee, localizado no centro do mapa de Liturânea, no monte Ápicem).

Sobre o Jogo

Dark Evo é um jogo de Alta Fantasia e exploração em uma Idade Média distópica e coberta por uma escuridão sem fim. Todos vivem em Liturânea, uma região acidentada com montanhas ao oeste e norte, origem de rios e seus afluentes que serpenteiam as pradarias até alcançar as florestas ao leste e a Região das Vilas ao sul. O território é abundante em cavernas, com poucas estradas, e raras travessias seguras nas matas ou rios. O ano é de 523, cuja contagem se iniciou nos primeiros DiEvos (dias sem sol), um termo cunhado para contar os dias. O Sol parou de girar, deixando parte Liturânea coberta pela escuridão sem fim. Como as Guildas vão sobreviver? O fim desta história é seu!

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Lançamento no Diversão Offline 2023

Este jogo será lançado oficialmente no dia 10 de Junho de 2023 no evento Diversão Offline em São Paulo. Na ocasião vamos distribuir gratuitamente um Kit Dark Evo contendo um Panfleto Dark Evo Fastplay, 2x dados d6 temáticos do jogo, algumas fichas impressas e uma bolsinha temática! Venha pegar o seu no Stand do Flecha Mágica.

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Baixe o jogo gratuitamente

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Detalhando e Explicando o Jogo

Campanha de Dark Evo

Como ambientar este jogo?

A região da Liturânea é um vale cercado por montanhas intransponíveis aos povos que lá residem. Há rios que cruzam toda a extensão, mais perigosos ao leste e quase congelados aos norte, fornecendo sustento e vias para o tráfego de passageiros e mercadorias entre as regiões. Uma região mais acidentada cobre o oeste até o limiar montanhoso conhecido como Morada dos Trolls ao norte. A grande Floresta de Calântia é predominante ao leste, cercada ao sul pelas pradarias que se abrem próximas da Região das Vilas, e ao norte pelo Cálido Nortenho, talvez a parte mais perigosa de toda a região, com picos altíssimos, matas fechadas e com a maior parte das estradas destruídas.

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A Maldição da Noite

Há pouco mais de 500 anos uma diligência que levava uma importante relíquia conhecida como a Mão do Monarca foi interceptada por criaturas conhecidas como Herages. A partir deste momento algo sobrenatural tomou conta de Liturânea: toda região teve a passagem dos dias interrompida. O Sol não se move mais na região sul (parte mais clara do mapa), deixando o local protegido dos Herages (que supostamente morrem sob o Sol), mas que em contrapartida vem deixando o local cada vez mais árido, em alguns pontos até desértico devido ao calor ininterrupto. Por outro lado, toda a região leste, oeste e norte fica constantemente coberta pela noite, pela escuridão eterna. A Lua prossegue em seu ciclo normal, mas a noite não se esvai. Há uma região de intermédio entre o dia e a noite, chamada de penumbra, que acabou se tornando a única favorável ao plantio. Pelo fato de não ser mais possível registrar os dias, o termo DiEvo (passagem de 24 horas) passou a ser adotado e registrado com clepsidras, com velas marcadas com traços ou pregos que caem de hora em hora, ou por cálculos esotéricos relacionados à Lua.

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As Sete Gargantas de Kratar

As Sete Gargantas de Kratar é uma campanha aberta de Dark Evo no estilo West Marches. Isso significa que as sessões são episódicas e o mundo é permanente. Quando você cria um personagem e ingressa nesta campanha todas as suas ações serão cânone do cenário.

Por exemplo, se o personagem John Raivoso esconder uma espada em um túmulo de Troll, outro personagem poderá encontrá-la. Se seu personagem morrer nas masmorras de Kratar, outros personagens podem encontrar o corpo (e os itens) dele. Outra regra importante é que cada sessão deve iniciar e terminar em um acampamento ou cidade próxima da Montanha Ápicem (onde ficam as cavernas de Kratar).

Os personagens que não retornarem ao acampamento no final da sessão são considerados mortos (o jogador perde o personagem). A ideia é que essa campanha possa ser narrada por todos. O conteúdo para conduzir esta campanha virá no livro físico do Dark Evo que será publicado em Financiamento Coletivo em 2024.

Como isso tudo será organizado?

Os jogos serão conduzidos no Discord do Flecha Mágica, nas salas do Dark Evo. Os narradores anotarão (secretamente) detalhes nas salas (privadas) registros-do-mestre. Onde John Raivoso deixou a espada? Aqui que o narrador anota isso. Todos os narradores terão acesso às anotações dos demais. Os jogadores de uma mesa poderão anotar suas descobertas para as demais mesas através da sala boatos-com-xp e, como o próprio nome já diz, isso concederá ao grupo (todos os jogadores) +1 ponto de XP após o término da sessão. Por exemplo, John Raivoso encontrou um Troll no primeiro salão de uma das cavernas. Ele pode "anotar" oficialmente esse boato nesta sala e, além de conceder +1 XP para o grupo, ajudará as próximas mesas a conhecer os perigos do lugar. Narrativamente os boatos são compartilhados entre todos os acampamentos junto com o mapa das Gargantas de Kratar.

A história das Sete Gargantas de Kratar

Um conjunto de sete cavernas localizadas no centro do mapa de Liturânea, na montanha Ápicem, o maior pico deste território. Essas cavernas conduzem seus exploradores sempre para o interior da montanha, para um complexo de cavernas abaixo do mundo de Liturânea, onde supostamente existem cidades subterrâneas escondidas, dominadas por Herages. Há uma lenda que conta que a Relíquia do Monarca encontra-se em uma dessas cidades. Verdade ou não? Só os exploradores poderão nos responder. Kratar é o nome deste "mundo" abaixo de Liturânea. Ninguém conhece sua verdadeira extensão.

Regras do Cenário

  • A sessão é episódica, os personagens devem regressar para um dos acampamentos ou cidades próximas para receber seus 5 XPs. Se não regressarem, são dados como mortos (o jogador perde o personagem).

  • O mapa de exploração é dividido em quadrados onde cada quadrado é chamado de Salão. Um grupo que explore um novo Salão recebe +1 XP no final da sessão.

  • Se pelo menos um jogador anotar um ou mais boatos válidos (e reais, o narrador deve avaliar) na sala "boatos-com-xp" do Discord o grupo ganhará +1 XP no final da sessão.

  • A regra de resolver o segredo pessoal do personagem continua concedendo +1 XP ao mesmo (XP individual).

  • Se o grupo resgatar sobreviventes e trazê-los em segurança para o acampamento, recebem +1 XP no final da sessão.

  • O material do narrador fornece tabelas indicando o que há em cada salão, como também tabelas (com 66 entradas) específicas para os encontros.

  • Há salões que possuem condições específicas para que os personagens possam, caso anunciem isso (sem indicação do narrador), montar novos acampamentos. Montar um novo acampamento fornece +1 XP para o grupo e os desobriga de regressar aos acampamentos externos às cavernas. Para montar um acampamento, obrigatoriamente deve existir:

    • uma fonte de água potável;

    • um local para se esconder dos Herages (casa, túmulo, construção, etc);

    • uma fonte de alimento suficiente para dez pessoas;

    • não pode estar profanado por Herages ou outras criaturas;

    • deve ter ar respirável (não ser próximo de substâncias tóxicas por exemplo)

Quer jogar no cenário?

Fale conosco em qualquer rede social, ou entre no grupo de Whatsapp oficial do Dark Evo (link em breve).

Agradecimentos

Gostaríamos de agradecer às dicas de game design dadas por Rafael Peregrinow, e aos playtesters O'Neill Deatsu, Thiago NerdStation e Saurinha Rawr por participarem da primeira campanha oficial do jogo. Agradecemos também aos feedbacks dos demais jogadores, e ao Vitor do Sem Fronteiras por narrar por lá uma bela sessão.

Frase do jogador Thiago no grupo de Zap quando perguntamos sobre a próxima sessão:
Se certinho for "prontos para morrer em uma nova sessão sem a aparição de um único inimigo, onde vocês são seus próprios inimigos", a resposta é sim. Agora se o certinho for "Tudo certo para resolver os B.O.s que vocês criaram como seguir um Rubi trevoso ou enganar guardas utilizando a mão moribunda de um ladrão" a resposta é incerta.

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